sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[blogagem coletiva] ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Você acha que a pessoa com diabetes tem restrições alimentares?

Vejo muita gente reclamando que pessoas com diabetes não podem comer nada, que são cheios de restrições alimentares, e pior, sofrem muito com isso.
Eu sou daquelas que tenta olhar os dois lados da moeda antes de determinar o seu valor. Eu vejo que a pessoa com diabetes se alimenta como TODAS AS PESSOAS deveriam se alimentar.


Uma vida saudável e longa é o proposito de todos, mas como alcançar se a maioria das pessoas usa a comida como veneno? Sim veneno, excessos ou descontrole nutricional adoece o corpo.
Aos portadores do diabetes tipo 1 a alimentação não teve relação com o diagnostico, mas para o portador de diabetes tipo 2 a maioria dos diagnósticos são por conta de uma alimentação nada saudável, excesso de doces e gorduras e ausência de atividades físicas somadas ao estresse do dia a dia.
"As recomendações nutricionais para esses indivíduos(portadores de diabetes) não são tão diferentes da população em geral. A pirâmide alimentar é um guia com o objetivo de propiciar uma noção de proporcionalidade entre os grupos alimentares e a quantidade dos alimentos que devem ser consumidos ao longo do dia. Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água.
Dicas para uma boa alimentação:
  • Para evitar episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia, faça o fracionamento da dieta, fazendo de cinco a seis refeições ao dia, a cada três horas, com alimentos variados em pequena quantidade.
  • Realize as refeições em local tranquilo, mastigando bem os alimentos. A boa mastigação contribui para uma boa digestão e melhor saciedade.
  • Comece a refeição sempre pela salada para aumentar a saciedade, varie os tipos de verduras, legumes e frutas.
  • Evite tomar líquidos durante as refeições, mas mantenha a boa hidratação, consumindo em média dois litros de água por dia - se não houver nenhuma restrição.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira assados, grelhados e cozidos.
  • Atenção ao consumo de sal! Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais. Eles realçam o sabor e dão cor aos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional."

Quem nunca ouviu isso dos médicos e nutricionistas mesmo que não tenha diabetes? 
Porque é tão difícil ter uma alimentação saudável?


Um estudo, feito pelo Scripps Research Institute, no Estado americano da Flórida, afirma que, assim como o vício em drogas, a compulsão por comidas gordurosas - como doces e frituras - é extremamente difícil de ser combatida.
Para o cientista Paul Kenny, que coordenou a pesquisa de três anos, uma dieta com alimentos gordurosos contém elementos que viciam.
"No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida."
A experiência foi feita com alimentos que provocam obesidade se consumidos em excesso, como bacon, salsichas e cheesecakes. Os animais começaram a engordar imediatamente.
O cientista relata que, quando a dieta foi trocada por alimentos mais saudáveis, alguns deles se recusaram a comer e preferiram não se alimentar.
Depois de analisar o resultado da pesquisa com camundongos, Kenny e sua equipe estudaram os mecanismos que provocam a compulsão.
Descobriram que o receptor D2 responde à dopamina, um neurotransmissor que está relacionado à percepção de prazer - como o provocado por comida, sexo ou drogas.
Quando há excesso no consumo de drogas como cocaína, por exemplo, o cérebro é "inundado" com dopamina, aumentando a sensação de prazer. Um processo semelhante acontece com dietas gordurosas. Com o tempo, no entanto, o cérebro vai recebendo menos dopamina.

Qual a vantagem dos portadores em relação as demais pessoas?
Eles não usam o alimento como droga. aproveitam melhor os nutrientes de modo a se manterem saudáveis. Acredito que para o portador de diabetes tipo 2, que teve o seu diagnostico por conta do vicio em comida, seja realmente difícil, como aponta o estudo citado acima, é como se livrar do consumo de drogas. Reeducar o organismo é difícil, mas não impossível, se é o seu caso, busque ajuda profissional, pode ser que seja necessário ate mesmo acompanhamento psicológico. Mas não desista, esta é sua melhor oportunidade de se tornar saudável.

O Ministério da saúde tem um guia alimentar para a população em geral, onde é possível perceber que em nada difere das recomendações aos portadores de diabetes, o guia inclusive tem um questionário para você saber como anda a sua alimentação e você pode acessa-lo clicando aqui.

Você também pode acessar a página de Nutrição do portal da Sociedade Brasileira de Diabetes clicando aqui.

Então, o outro lado da moeda não é bem melhor de ser visto? Partiu manter uma alimentação saudável sem reclamar?

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário