sexta-feira, 25 de setembro de 2015

BLOGAGEM COLETIVA: Como lidar com o diabetes nos grandes eventos?

Ir a eventos é algo que preocupa a todos nós que temos um filho com diabetes, aqui em casa, quando pensamos num evento a primeira coisa que faço é ver o que pode entrar de alimentos porque a primeira preocupação é evitar a HIPOGLICEMIA. Alguns eventos e até mesmo museus proíbem totalmente a entrada de alimentos.
Geralmente, no verso do ingresso está listado as proibições, de modo geral mesmo que proíbam existe uma clausula sobre alimentos de necessidade médica.
Quando esta clausula existe, é necessário apresentar uma comprovação, que seria um atestado médico alegando a necessidade de ter algum tipo de alimentação sempre a mão. Eu geralmente peço ao médico um atestado completo, tudo em apenas um papel, este atestado afirma que é o Igor é portador de diabetes desde tal data, que é usuário de bomba de insulina, que precisa medir a glicose sempre que se sentir mal (caso não seja permitido a entrada de dispositivos eletrônicos) e que em caso de hipoglicemia deve ingerir carboidratos e dependendo, lista-se os carboidratos, eu gosto de pedir ao medico para colocar o Glicofast pelo fato de ser um tubo com 10 pastilhas de glicose, e podemos levar mais de 1 sem fazer volume abrindo espaço para outros lanches caso mesmo com atestado medico a quantidade de alimentos seja limitada.
Porque eu peço um atestado tão grande? Em viagem de avião já foi solicitado um atestado medico garantindo que ele pode viajar com a bomba, choramingamos e conseguimos viajar mesmo sem ele, mas fomos avisados que de uma outra vez ele precisaria do atestado.
Ao chegar nos eventos a primeira coisa depois de conseguir entrar, localizar banheiros, lanchonetes e atendimento medico em caso de emergência e nos acomodamos num local de fácil a acesso, mas logico, que dê pra aproveitar o evento, o que não pode é na hora de uma emergência ficar igual barata tonta procurando os locais.
Nosso check list de eventos e passeios (apenas para o controle do diabetes)
  • Atestado médico
  • Carteirinha de identificação de portador de diabetes (essa vai no bolso junto com a identidade)
  • Glicosímetro e tiras suficientes
  • Alcohol swabs (algodão com álcool embalados separadamente)
  • Caneta de insulina Novorapid (para o caso de emergência)
  • 1 Kit de troca de descartáveis da bomba (o suor pode soltar o adesivo da cânula)
  • 2 tubos de glicofast
  • Biscoitos tipo club social
  • Barrinhas de cereais
É muita coisa não é? Sei que a caneta de insulina e o kit de descartáveis só vão porque eu levo, terá a fase em que será apenas o glicosímetro e as pastilhas de glicose ou umas barrinhas de cereais. Eu tento educa-lo para não passar por esta fase critica dos adolescentes, mas sei que nem tudo sai como planejamos, eu espero que ele entenda aos 18 anos, quando não estarei por perto, que este é o kit de sobrevivência dele.

Terminado a parte chata, vamos a uma mais chata ainda para os adolescentes que não saem mais com a mamãe do lado e sim com os amigos. Informar a pelo menos uma pessoa do grupo que tem diabetes e o que fazer em caso de você perder a consciência, isso pode fazer toda a diferença pode ser a maior de toda a sua vida. Estar seguro, se divertir com segurança. Num grande evento, onde tem pessoas alcoolizadas por exemplo, um portador de diabetes em estagio de hipoglicemia grave pode facilmente ser confundido com alguém que esta drogado ou bêbado.
Caso você tenha duvidas pode gostar de ler :

O importante é levar tudo numa boa e não deixar de aproveitar momentos incríveis, eu digo que diabetes não é uma deficiência, é uma particularidade e como toda particularidade ela tem os seus poréns. Quando aceitamos e nos acostumamos, tudo isso se torna natural, tão natural como lembrar do celular, da carteira... Se você vai a um evento de grande porte, previna-se, não deixe a falta de atestado medico barrar a sua entrada, ou a falta de insumos forçar a sua saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário