sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aceitação e Culpa

Eu aceitei os fatos, mas se dizer que não procurei alguém para culpar seria mentira, em nenhum momento culpei Deus, a esse apenas agradeci ter ajudado a salvar a vida do meu filho, Ele vinha me avisando ha meses que algo estava pra acontecer, o pai dos meninos dizia que eu estava louca, mas em alguns dias eu olhava para o Igor e simplesmente dizia: - Ele não está bem, vai ficar em casa!!!
Pra ele eu estava controlando e privando o Igor de viver, mas sou mãe coruja e se tiver essa sensação eu sigo a risca, ele não estava mais indo ao Jiu Jitsu.
- O garoto está bem, você esta aprisionando ele...
Se meu filho tivesse a crise de cetoacidose durante uma luta, talvez fosse bem pior, hoje sei disso.
Algumas semanas depois do diagnostico, eu me revoltei com o pai do Igor, temos uma relação tumultuada, não somos nem casados nem separados. A gravidez e os primeiros meses do Igor não foram facieis pra mim, e quando temos uma doença onde os aspectos emocionais contam muito, é pra lá que olhamos.
Internamente, comecei a odia-lo, meu silencio com ele era mortal, e eu não sabia, mas ele também se culpava.
Um dia não suportei mais e verbalizei meu odio, foi horrivel.
Como diz o velho ditado, uma das coisas que não tem volta é palavra dita.
Mas na hora esqueci que ele é pai, das dificuldades emocionais que ele também tem, da obrigação de não poder deixar faltar nada para um filho, do custos do tratamento vitalicio e do machismo.
No meio dessa confusão, descobri que apesar de acompanhar o tratamento ele ainda não havia aceitado o Diabetes em nossa vida, e pra ele é dificil aceitar por conta da culpa que colocou em seus ombros.
6 meses depois, se lembra-lo ele faz o que é necessario, não conversamos muito sobre Diabetes, apenas sobre o tratamento e tentamos nos programar financeiramente para tratamentos futuros, conversamos sobre as possibilidades de cura, e ainda esperamos um milagre.
Mas no fundo, ainda me pergunto: e se a gravidez tivesse sido diferente????
Sei que não adianta, não poderei mudar o que ja vivemos, mas a pergunta vem a cabeça quando eu menos espero.
Podemos mudar daqui pra frente, não vai adiantar lamentos, nem alguém para culpar, nada será mudado.
Hoje eu sou o pancreas do meu filho e isso só será mudado com o tempo.
Voltamos a vida... com a responsabilidade de não sentir culpa no futuro.
Não suportaria saber que lá na frente o Igor teve um problema porque nós falhamos no tratamento!!!!
Não existem culpados, é perda de tempo procura-los!!!!
Isso é aceitação.

2 comentários:

  1. Olá, eu tb me culpei muito, pq tb sou diabetica. Penso que é normal, no inicio precisamos de arranjar culpados...
    Vou passando por aqui, muitos beijinhos e boas glicémias!

    ResponderExcluir
  2. Ah! se morassemos e vivessemos como se vive e mora na Ilha... hein? Seria uma maravilha.

    Eu não culpo, sinto falta de um CTRL+Z

    ResponderExcluir