segunda-feira, 17 de maio de 2010

Diabetes, uma boa convivencia ou não.






Confesso que me decepcionei um pouco com a serie da Record, se foi bom??? Claro... Mas não foi uma matéria para a maioria dos diabéticos, os de baixa renda.
É fácil ter uma boa convivência com o diabetes quando se tem uma bomba de insulina, quando se pode pagar um caríssimo colégio para os filhos, quando se aposentou bem.
O que a serie de reportagens mostrou, salvo a fila de transplantes, não foi a realidade, não a realidade da maioria dos brasileiros diabéticos.
Sei lá de repente estou sendo exagerada, me emocionei em alguns momentos, mas quando se falou de crianças e pais, não me senti incluída naquele grupo. Era como se o diabetes do meu filho fosse diferente.
Como eu posso ficar um dia sem pensar em diabetes? Eu até posso não pensar em diabetes, mas tenho que pensar em carboidratos, glicemia, dextro, etc... todos os dias, de 3 em 3 horas, antes de dormir eu preciso descartar a possibilidade de uma hipoglicemia no meio da madrugada.
Não se preocupar é diferente de não pensar.
Hoje não me preocupo, aos poucos tudo vai ficando mais natural, mas em momento algum posso esquecer da condição do meu filho.
Sabe o que acontece quando eu relaxo e esqueço?
Sou pega de surpresa.
Na sexta feira fui buscar o Igor no colégio e leva-lo pra cortar os cabelos, tudo cronometrado, as 7 estaríamos em casa para o jantar. Por volta das 5:40 percebi o Igor suado, mas eu  estava com frio.
Dextro = 65, no meio dos porquês, descubro que o horário do lanche mudou para as 3:00.
Sabe o que é você ter que escrever todos os dias na agenda escolar do seu filho o horário do lanche dele e o que fazer no caso de glicemias alteradas? É CANSATIVO e justo na sexta eu não escrevi.
Meu filho mais velho sugeriu que eu mande fazer um carimbo, estou considerando esta hipótese entre outras.
Na hora da vontade de explodir, mas depois vem um sentimento de impotência, fraqueza, me sinto mal.
Eu penso em tirar o Igor deste colégio, mas foi o melhor que encontrei dentro das nossas possibilidades.
Começam varias indagações, na ultima reunião de pais e responsáveis, eu descobri que no ano passado um amiguinho levava todas as tiras reagentes usadas pra casa, fiquei horrorizada, e imagino como a mãe desta criança não se sentiu, ele a todo momento pedia pra ficar diabetico, como a escola não viu isso e tomou providências? 
Bom, já conversei com Igor a respeito, ele deve jogar no lixo.
As escolas não estão preparadas para receber uma criança com diabetes, não as que meu filho pode estudar.

Mas voltando a não pensar em diabetes, fomos ao cinema, na estreia de Iron Man 2, detestei o filme, mas fazemos cada coisa por nossos filhos... escolhi um horário em que ele pudesse degustar as deliciosas pipocas de cinema, estavam realmente deliciosas, mas depois de um tempo um pouco doces, achei que fosse uma ou outra perdida, ledo engano, a pipoca salgada era só um pouco em cima, mais da metade do saco era de pipoca DOCE, isso mesmo, comprei pipoca salgada e levei doce.
Aí o que você faz? Deixa seu filho sem pipoca o resto do filme? Volta pra trocar e quando o cara insinua que você está de armação você descarrega em cima dele? Ou compra outra pipoca salgada pro seu filho e come a doce?
Eu não sei se essas coisas acontecem com todos, as vezes acho que é só comigo...
O que torna boa a nossa convivência com o diabetes é todos os dias escrever o mesmo bilhete na agenda escolar, é correr atrás de promotores públicos para garantir as insulinas, é estar de olho em tudo o que ele vai comer(costumam vender gato por lebre), é ler rótulos no supermercado e comparar carboidratos e gorduras, é pesquisar promoções de fitas reagentes por que a quantidade do SUS não é suficiente.
Nós não deixamos de viver por causa do diabetes, o Igor faz tudo o que qualquer criança faz, mas não descuido do controle desse Leão por um só dia, e repetindo a melhor frase da serie da Rede Record:
"EU NÃO CONTROLO O DIABETES PARA O MEU FILHO ACORDAR BEM AMANHÃ, EU CONTROLO O DIABETES HOJE PRA ELE ACORDAR BEM DAQUI HÁ 20 ANOS."

A convivência com o Diabetes seria bem melhor se o governo fizesse a lição de casa.

5 comentários:

  1. Esse pensamento é bem verdadeiro, e essa realidade na escola tb....

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que mulher brava, genteeee.... mas dá pra entender.
    Na escola da minha filha, ao invés de carimbar todos os dias, eu imprimi 4 cópias com as intruções, uma fica no kit que ela leva todo dia, outra colada na agenda, outra na gaveta da mesa da professoura e outra no mural da secretaria... ou seja.... se não fizer o que tem que fazer, é má vontade.

    Não devemos jogar nada que contenha sangue nem que fure o dedo ou a maõ no lixo. Por isso, no começo, a professora mandava tudo de volta pra mim. Há um mês, mandei uma garrafinha de água de 600ml vazia pra ela juntar todas as tiras e lancetas e agulhas, pq a vivi toma insulina TODO DIA na escola e mandar pra mim quando estiver cheio. Funcionou.

    E minhas filhas sempre comem metade de pipoca doce e metade salgada... faz parte da diversão, não vale mais a pena se estressar por isso, o pipoqueiro tá tã louco com gente em volta, pensando no horario de votlar pra casa, q muitas vezes nem escuta o que vc falou.... deixe o Igor comer, dê mais insulina e relaxa.... ele não come pipoca doce todo dia, não tem problema algum.....

    ResponderExcluir
  3. Oi Sarah

    Concordo com vc, ainda te que se fazer muito no que se diz respeito a conscientizar a população sobre o diabetes, principalmente os do tipo 1, pois é muito cara, e complicada de se manter, é dificil esquecer uma doença quando se tem que ficar ligado o tempo td na sua taxa de glicose, concordo com você, mas gostei da serie, pois nunca vi tão bem abordada como foi.

    Bejião para vc

    Athayde Leite,
    PS. Kd vc me apoiando no cidade democrática, aparece lá.

    ResponderExcluir
  4. Nic,
    Tudo isso já foi feito, está com ares de má vontade mesmo.
    Quanto a lanceta ele usa a multiclix, são seis agulhas no tambor, descartamos em casa, ja as tiras reagentes deveriam voltar pra casa, mas não estavam voltando, alias não estão voltando, então diante desse fato novo, ja que vai pro lixo, que ele mesmo jogue.
    No cinema, a novorapid estava reservado para o programa posterior, combinamos de ir ao restaurante japonês, como de fato fomos, o pai do Igor quase teve um troço na hora da aplicação, todos olharam pra nós, isso ja nem ligo, os outros que olhem para o outro lado, quem manda prestar atenção na mesa alheia, rsrsrsrs.

    Athayde,
    Com certeza a serie ja foi um grande avanço...
    Meu caro, estou as voltas com meu projeto da associação para crianças com diabetes aqui no Rio e mais outros tantos projetos pelos quais recebo pra trabalhar, mas to sempre passando lá.
    Se Deus quiser até primeira semana de Junho está tudo finalizado aí terei mais tempo.Te apoio sempre!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá...Respondendo com todo o carinho as perguntas...Descobri a diabetes do Matheus há dois anos...Ele perdeu 10 quilos em uma semana começou a fazer xixi na cama e beber muita água, levei-o ao médico e todos diziam que era virose e aplicavam soro glicosado em sua veia, mas os sintomas aumentavam...Certa vez meu coração ficou muito apertado e sufocado com a situação, pois nada dava resultado a tal "virose" diagnosticada pelos médicos...Procurei um hospital em Santos, pois moramos em Praia Grande e meu marido disse que se não descobrissem o que o Matheus tinha iria processá-los, pois mais uma vez diziam que era virose...Depois dessa fala do meu marido o Matheus foi encaminhado para o m-edico responsável pela pediatria e que imediatamente mandou medir o destro do Matheus e resultado quase 700 ...Meu mundo caiu caiu ele pediu imediatamente a internação do Matheus, na qual ficamos no hospital durante 1 mês...
    Viemos para casa e a luta começou, eu não dormia de medo da diabetes subir ou descer e não consegui salvar meu filho....E assim estamos até hoje, em relação ao acompanhamento ele vai todo mês a endocrino e ela só aumenta a dose de insulina...Hoje ele tomo insulina 3 vezes ao dia (NPH) fora a Novo rapid quando tem hiper...e difícil ter hipo...Em relação a comida, ele come escondido sim...Procuro ficar de olho,mas torna-se impossível, pois trabalho o dia todo...
    Hoje é um dia que mweu coração parece que vai explodir...Peço que rezem por mim e principalmente pelo Matheus e nos ajudem ou indiquem um outro médico em algum outro lugar ou clínicas´exclusivas em diabetes, pois aqui na baixada deixam a desejar...
    Fiquem com DEUS e abraços a todos...Meu e-mail..profabi@bol.com.br

    ResponderExcluir