quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tratamentos Naturais e o diabetes II.

Estou eu escrevendo novamente sobre tratamentos naturais, o uso de ervas "medicinais" no tratamento de diabetes.
A indicação medica para o tratamento de diabetes é:

Diabetes Mellitus tipo 1(diagnosticado antes dos 20 anos havendo casos de diagnósticos em individuos com mais idade) - Imediatamente após o diagnostico Aplicação de Insulina Basal diariamente, aplicação de insulina de Ação rápida conforma indicação medica, Alimentação equilibrada de preferência fazendo a Contagem de Carboidratos e exercicios fisicos.
Se não controlado adequadamente o diabetico tipo 1 pode chegar ao estado de coma (cetoasidose) em poucos dias.

Diabetes Mellitus tipo 2 (diagnosticado em individuos com mais de 20 anos, mas estudos apontam um aumento de diagnostico em adolescentes) - "Inicialmente o tratamento do diabetes tipo 2 pode ser apenas com dieta e exercício físico, mas, com o tempo, provavelmente serão necessários comprimidos, insulina ou a associação dos dois." Fonte: Novo Nordisk
Um diabetico tipo 2 pode conviver anos com a glicose fora de controle e sem saber que tem a doença, alguns diagnostico só são descobertos quando ja existe complicações relacionados a doença. Faça um testelaboratorial de glicose pelo menos 1 vez por ano.


O DIAGNOSTICO CORRETO SOBRE O TIPO DE DIABETES PODE SER FEITO COM  O EXAME EM LABORATORIO "ANTI-GAD"


Infelizmente, alguns diabeticos acham mais facil e promissor usar tratamentos naturais, realmente, deve ser chato saber que será necessário medicamento e disciplina o resto da vida, mas nada justifica o risco que se corre, tem haver com amor próprio, aceitação. Mas não satisfeitos repassam esses métodos a quem tenta fazer o que certo. Se você usa metodos não comprovados cientificamente para controlar seu diabetes, guarde pra você, deixe quem está fazendo o que é certo continuar fazer o que é certo.
Eu sou igual SÃO TOMÉ, se alguém me diz que fazer diferente do que faço é melhor, ele tem que me provar.

Eu não sei se, compartilho essa duvida com o Nicole, é preguiça ou desconhecimento dos medicos, explicar sobre contagem de carboidratos, hemoglobina glicada, planilha glicemica, todas essas coisas que, comprovado cientificamente garantem o controle da glicemia e evitam em 90% as temidas complicações.
Não adianta explicar os cuidados com os pés, se não explicar como evitar a neuropatia, esse é apenas um dois varios exemplos que posso citar aqui.
Ontem eu passei mais uma situação daquelas que me tira do serio, graças a Deus mamy me deu educação suficiente para apesar de qualquer coisa respeitar os idosos.
Ontem foi dia de solicitar a  identificação civil do Igor e depois endocrinologista, passamos horas na rua, e quando voltavamos, num onibus lotado, comecei perceber o Igor gelado e sonolento, medi a glicose, 60mg/dl, tirei da bolsa um club social e dei pra ele comer. Pronto. Ali começaria meu martirio. Um senhor do meu lado, tirou da bolsa um pão integral caseiro e insistiu que eu desse ao Igor, a justificativa é que não havia "açucar" nos ingredientes do maldito pão. Inutilmente eu expliquei que eu precisaria saber de todos os ingredienteS pra calcular quanto ele poderia comer do pão, essas coisas todas que quem faz contagem de carboidratos sabe. Eu fico imaginando o que aconteceria se eu desse ao Igor um bombom. Onde eu moro é assim, de cara você sabe que todas as pessoas vão até ao final da viagem. Moro onde o vento faz a curva.
Fingi dormir, mas ao menor sinal de estar acordada, ele começou novamente, só que dessa vez com receitas caseiras para "curar" o diabetes.
CHÁ DE INSULINA, com a dosagem ideal essas coisas como se houvesse estudos cientificos comprovados sobre a eficacia. Mais uma vez tentei explicar o que é diabetes tipo 1, inutilmente, ele só falava, falava, falava... foram uns 30Km até ele descer.

O que é Insulina vegetal?
Descrição : Planta da família das Vitaceae. Também conhecida como mãe-boa, cipó-pucá, cipó-puci, achite, anil-trepador, caavurana-de-cunhan, cipó-da-china, cortina-japonesa, diabetil, insulina-vegetal, proeza-japonesa, tinta-dos-gentios, uva-brava, uva-do-mato. 
Hoje, eu resolvi buscar estudos cientificos que comprovem esta eficacia, e quando buscamos esse tipo de artigo, devemos também levar em conta os metodos da pesquisa e ver se as conclusões levam a um contexto aceitavel, entre muitos estudos que o "Google Academico" me apresentou apenas dois eu consegui levar em consideração devido a metodologia e justificativas. Tudo muito parecido com um exame de curva glicemica em laboratorio. Eu sei o quanto da glicemia 1U de novorapid abaixa, mas ninguém sabe dizer quanto deste cha é necessário para baixar 100mg/dl de glicose, é um tiro no escuro. Vou colocar aqui a imagem das comparações SEM CHA vs COM CHA.

Fonte:Rev. bras. farmacogn. vol.18 no.1 João Pessoa Jan./Mar. 2008



Fonte:Rev. bras. farmacogn. vol.18 no.1 João Pessoa Jan./Mar. 2008


CONCLUSÕES:
"No estudo clínico de fase aguda, através das curvas glicêmicas traçadas, o chá das folhas de Cissus sicyoidesteve efeito hipoglicemiante significativo aos 120 minutos, porém, não houve aumento da insulinemia, além da fisiológica, sugerindo que esse efeito não ocorreu por liberação ou secreção da mesma. O chá das folhas quando utilizado no teste de variação espontânea da glicemia e no perfil glicêmico nas pacientes diabéticas, não apresentou efeito hipoglicemiante significativo como também não foi observada essa atividade em 7 dias de administração do chá. No presente estudo, não foi comprovada a afirmação popular que cita a Cissus sicyoidescomo "insulina vegetal". Sugere-se a continuidade dos estudos clínicos mediante a avaliação da fase crônica."
Fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia

Rev. bras. farmacogn. vol.18 no.1 João Pessoa Jan./Mar. 2008


Lembrando que esses estudos foram feitos sob supervisão de profissionais qualificados. 


Um outro estudo que vai mais além, porém em ratos, apontam para um aumento elevado no peso do Figado depois de ingerir certa quantidade do Extrato desta erva, o figado serve pra que mesmo?
Conclusão:
"O uso de extratos de Cissus sicyoides L. em casos de DIABETES, não se justifica pelos resultados obtidos.Será necessario dar prosseguimento aos estudos..."
Lembrando que este estudo tem por objetivo testar sua ação toxicologica.

Estudo toxicologico e farmacologico


Diabeticos e Familiares, pra que arriscar?


Você tem certeza de que, quem usou estas ervas acompanhou por um longo período a curva glicemica, contou a quantidade de açúcar (carboidrato) que ingeriu, comprovou clinicamente com os exames de curva glicemica, hemoglobina glicada, glicemia em jejum, frutosamina, peptideo C, insulina basal, entre outros a cura ou o controle do diabetes? COM CERTEZA NÃO!


Não arrisque seu tratamento, Diabetes não tem cura, mas tem controle.


Se você comer mais folhosos nas refeições, que todo diabetico pode comer a vontade, talvez o efeito seja melhor.

Um comentário:

  1. Muito boa essa matéria... algumas pessoas , por desespero talvez, acreditam em curas milagrosas ou mágicas, Diabetes não tem cura, mas tem controle é a única verdade que podemos confiar, alimentação adequada, exercício físico e medicação quando indicada pelo médico são as verdadeiras formas de controle !!

    ResponderExcluir