quinta-feira, 19 de maio de 2011

Crianças com diabetes na Italia.


Eu, assim como diversos italianos, não aceito esse video como publicidade em favor da Criança portadora de Diabetes Mellitus tipo 1, errou o publicitario nos minutos finais do video.
Entendo pouco de publicidade, mas não conseguirá o impacto que pretende.
Hoje uma criança com diabetes tem uma vida normal, o Diabetes é apenas um detalhe que não impede nenhuma criança de ter uma infância normal, tranquila e feliz.
No lugar desse publicitário teria tirado a mascara desse menino nos segundos finais do vídeo e mostrado um sentimento intenso e real da infância, e lá estou de novo me metendo no trabalho dos outros, mas como mãe de uma criança  com diabetes me sinto no direito, sou naturalmente critica.
Mas voltando  as imagens do video, as vezes ouço pessoas falando que meu filho parece um adulto diante das responsabilidades, não que ele não seja feliz, não seja como toda criança deve ser, mas porque ele se preocupa consigo mesmo, porque ele não reclama, mas porque deveria? Qual é? Viver a vida se lamentando do que não vai adiantar lamentar? Isso é questão de ideais, ensino ao meu filho desde cedo que as lamentações da vida são para os fracos, Não que sejamos mais fortes que os outros, mas somos fortes o suficiente, chorar, reclamar das picadas não vai adiantar, então guarde o tempo que ficaria lamentando e chorando para aproveitar as coisas boas da vida.
O que me deixa mais feliz é que isso tem funcionado e muito bem, ele colabora bastante com o próprio tratamento e tem a mesma visão que eu sobre o controle do diabetes, não a mesma visão que eu, mas a visão que todo diabético deveria ter.
Temos tido noticias muito desanimadoras por aqui, diabéticos adultos não tem levado o tratamento a sério por medo de hipoglicemia, médicos não se atualizam e os pacientes continuam com tratamentos antiquados, os médicos do SUS não tem tempo suficiente nas consultas para informar ao paciente tudo o que é preciso.
E na realidade quem não é diabético, não sabe que não se trata de uma pessoa merecedora de pena, o diabético pode até ter pena de si mesmo, mas teria em qualquer situação. As agências de publicidade, as Associações e Fundações deviam buscar a melhor maneira de dizer ao mundo que é possível viver bem e com longevidade sendo portador do diabetes, exemplos temos de sobra pelo mundo afora.
Fico triste quando vejo tanto dinheiro sendo gasto com objetivos nem tão relevantes assim para os diabéticos do mundo.
Mas é assim com muitas doenças, foi com a Aids, Câncer, hoje faz-se publicidade apenas para mostrar que existe vida pós diagnóstico, está em tempo, o momento é agora diante desta epidemia de diabetes de se criar algo realmente impactante que faça com que os laboratórios, governantes resolvam as questões pendentes em relação ao tratamento e que os diabéticos lutem pela vida com ela realmente deve ser, feliz, tranquila e saudável.
Diabetes não tem cura mas tem controle.
Meu filho sempre diz que ser feliz é a cura. E ele parece ser uma criança muito feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário