quarta-feira, 3 de agosto de 2011

2 ANOS DE DIABETES

Ontem, 18 de Julho completou 2 anos que estamos convivendo com o diabetes, olhando o calendário, parece pouco tempo, mas olhando para o contexto parece que o Igor nasceu assim, é como se controlassemos o diabetes a vida inteira, é natural, flui como contexto da vida.
Geralmente eu escrevo algo especial, descrevo nosso dia, nosso sentimento, mas sobre o Igor hoje só tenho a dizer que ele vai muito bem, desde o diagnostico nunca teve uma hemoglobina Glicada maior que 7,8%, nunca precisou de cuidados medicos salvo os da rotina do diabetes e que ele convive sem problema algum com os NÃOs que as vezes se fazem necessarios, os mesmos aspectos psicologicos dos NÃOs de quando ele tinha 2 anos, são os NÃOs da educação.
Esse blog tem mais ou menos 1 ano e meio, muita gente ja passou por aqui, diabeticos, pais recem diagnosticado, pessoas que nem de longe sabe o que é diabetes, nossa... perdi a conta de quantos emails me afligiram... me fizeram perder o sono... Por saber que alguém la do outro da tela, tem uma criança com diabetes, não sabe nada sobre o assunto e vai continuar assim... quem é humano sabe que sentimento é esse...
Hoje eu vou falar dos que não querem saber. É... tem pai, mãe, irmãos...diabeticos que não querem saber que existe uma melhor maneira de encarar o controle, que é possivel, que dá pra ser feliz.
Recebo inumeros contatos em relação ao SUS, alguns querem realmente informações de como agir, quais os direitos, mas outros... só querem reclamar, eita povinho pra reclamar o tal do brasileiro, reclama por tudo, mas também eita povinho descansado, viu, dá vergonha...
Eu olho pra esse comportamento e fico pensando, porque tanta reclamação e pouca ação, eu pelo menos, se acredito que algo está errado, vou atras, vou escrever, fazer abaixo assinado, entrar nos sites do Governo e enviar emails, vou tentar mudar alguma coisa. Mas a maioria não... a maioria espera noticias de mudanças no Jornal Nacional, sentados estão e sentados vão continuar...
Outro dia a Nicole escreveu uma frase que foi preenchida com comentarios
"To morando no país errado. Principalmente tendo uma filha com diabetes."
Eu também tenho essa sensação, as vezes me dá vontade de abandonar esse país, mas aí eu penso no clima, onde vou encontrar esse clima tão maravilhoso, então eu acredito que vale a pena lutar por ele, é batendo panela? fazendo barulho? chamando um politico qualquer pra me patrocinar? NÃO.
Em relação ao diabetes, é fazendo cada um ser responsavel por sua parte no controle, se as pessoas buscassem o melhor controle possivel e e começassem a exigir isso do SUS, com toda a certeza as coisas iam começar a mudar.
Outro dia ouvi de um diabetico tipo 2 que o medico passou ele pra insulina, mas ele não quer vai continuar no tratamento antigo, pouco eficaz mas que não o obriga a medir a glicose varias vezes por dia, então, que morra sem pernas cego numa maquina de hemodialise, mas não diga que a culpa é do diabetes, coitada, as vezes ela é vilã, mas as vezes o vilão é o portador da deficiencia.
E aí? o que nós temos com isso?
A cada resultado negativo, é uma estatistica negativa a todos os diabeticos, se nada adianta controlar o efeitos vem uma hora ou outra por que o governo vai investir em algo que dá errado? se o SUS não sabe da necessidade de insulina? os orçamentos são feitos de acordo com os cadastros, então se você recebe qualquer medicamento do SUS ou acessa qualquer serviço, mesmo que mediante a processo, faça seu cadastro do SUS, ajude o SUS a contabilizar seus dependentes.
É logico que vai ser cobrado de você um melhor controle, logico que eles vão saber da sua adesão ao tratamento e se você quer continuar aí sentado, não reclame, mas lembre-se, você está atrapalhando a modernização no tratamento de milhares de diabeticos, inclusive o do meu filho.
O SUS está deficiente? e muito, mas vamos fazer a nossa parte antes de começar a reclamar, se você tem o cartão, está contabilizado no orçamento da saude, e se você está contabilizado nada pode te faltar, então a falha passa a ser do Governo Federal que não fiscaliza os municipios.
Nos precisamos mudar esse comportamento vicioso de reclamar e nada fazer.
Ajude a divulgar nosso ABAIXO ASSINADO, ja é um bom começo.
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8743

Nenhum comentário:

Postar um comentário