quarta-feira, 18 de abril de 2012

PROBLEMAS COM A CANULA DA BOMBA DE INSULINA


No ultimo sabado, pela primeira vez desde o diagnostico a glicose do Igor bateu a casa dos 500, susto.
Saber a causa do problema foi dificil, Ele havia trocado os descartaveis na sexta a noite, passou o dia bem, antes do jantar teve uma alta, eu achei ser por conta de ter ficado muito tempo jogando video game e não considerei, a noite teve o aniversario da madrinha, comeu um biscoito que não é acostumado a comer, fiz a contagem e informamos a bomba, sem querer bebeu um copo de refrigerante normal, e não informou a bomba, assim que percebemos, fui medir para corrigir a glicemia, 504mg/dl, gelei, colocamos na bomba para corrigir (o certo é ja fazer isso com a caneta), 1 hora depois quando chegamos em casa, 410mg/dl, 2 horas depois o mesmo nivel, corrigi com a caneta, se manteve insistente durante toda a noite.
Até amanhecer eu estava relacionando a hiper ao biscoito, comeu bastante, estabilizamos por volta das 10 horas da manhã de domingo, otimo, fez a colação, normal, glicose antes do almoço 112mg/dl, no lanche da tarde 349mg/dl, não era mais o biscoito, checagem da bomba, aparentemente tudo ok.
No jantar, 269mg/dl, é hora de nova troca de descartaveis.
Eu levei um susto, a canula não estava por completo na pele, só uma pontinha e restante dobrada do lado de fora, eu não consegui fotografar a marca que deixou, por que logo a pele voltou ao normal, mas ele estava dobrado e forçando a pele pra dentro, fez uma marca como um talho, do lado de fora da canula havia muita insulina, acredito que enquanto a pele estava aberta pela incisão da canula estava absorvendo insulina e conforme começou o processo de cicatrização ela parou de absorver.
Uma coisa é certa, sempre que o Igor enrijece o corpo enquanto fazemos a aplicação do carteter, temos problemas, a glicose ficou muito alta por ele ter ingerido uma quantidade maior de carboidratos do que o normal.
Mas o pior não foi essa alta, enquanto estava tirando a canula para troca, acredito que, parte daquela insulina que estava na parte externa da canula, entrou no organismo, foram mais de 3 horas de hipoglicemia constante e ele ja dormindo, na troca estava em 220, ele começou a se debater muito por volta das 11 da noite e veio a sequencia 73 (corrigi por estar dormindo) 54, 49, 51, 59, 61, 80 e finalmente 119.
No segundo dextro com hipoglicemia desativei a bomba e a mantive assim durante toda a noite, acordou com o mesmo 119mg/dl.
Fica a lição, nem por um minuto, olhei a parte externa transparente da canula, senão teria visto a insulina acumulada, ja que ele não entrou em piscina, correu o risco daquela insulina ser absorvida pelo organismo sem que eu soubesse da existência dela, acho que todo o bolus das ultimas 24 horas estava ali, mas passou, as glicemias estão otimas.
O mais importante de tudo, além de tentar baixar a glicose o mais rapido possivel quando acontece uma hiper tão alta, é manter a hidratação sempre.
- Chega mãe, não aguento mais beber agua!
É assim, as vezes sou meio exagerada... É medo de uma internação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário