sábado, 1 de dezembro de 2012

-Mãe você prometeu!!!

Eu estou numa fase meio emotiva, meio não, totalmente, acho que nos ultimos 3 dias chorei por meses.
Mas sabem, chorar faz bem, nem sempre é sinal de sofrimento, as vezes é alivio, tira do coração aquela dor, as lagrimas me servem de armadura, me sinto mais forte!

Nos ultimos meses, muito se falou em fim do mundo, as vezes acho que é isso, inconscientemente as pessoas desacreditaram do futuro, sei la...  o ser humano chegou ao limite da indecência,  amoralidade e desrespeito com o proximo, e pior, consigo mesmo, como se tudo realmente fosse acabar daqui alguns dias.

Bem cedo, comecei a pesquisar sobre o comportamento humano em relação a cobrança de seus direitos, não é só em relação a diabetes, mas em relação a tudo, o ser humano, em especial os brasileiros, cruzaram os braços e estão deixando se levar pela maré, como se nada fosse possivel ser mudado.

Não consigo aceitar a atual realidade como definitiva, principalmente no que diz respeito a atenção aos diabeticos.
Assisti um video, cena de uma novela, e queria que vocês assistissem antes de continuar:
O que vocês fariam nessa situação? Quanto lutariam para reverter o quadro? Quanto lutariam pela possibilidade de um filho(a) voltar a andar?

Tenho certeza que 90% dos diabeticos e de familiares de diabeticos responderiam que fariam qualquer coisa.
Mas porque com diabetes é diferente? Porque as pessoas não fazem o impossivel para evitar as sequelas?
Sabemos que com um bom controle, é possivel vida longa e sem sequelas, mas porque o quadro atual é diferente disso?

Muita gente vai responder, falta grana para bancar o tratamento!
Então porque as pessoas não se empenham em mudar isso junto ao SUS?

Quando eu me deparei com a realidade do diabético no Brasil, da dificuldade que é conseguir tratamento de qualidade, da necessidade de informação aos menos favorecidos economicamente, de se ver uma luz no final desse tunel interminável  eu imaginei, qual seria a MINHA maior dor no futuro, e veio em minha mente, a remota possibilidade de um dia não poder bancar o tratamento do meu filho, de não ter feito nada em relação ao futuro dele, e ouvir:
-Mãe, você prometeu cuidar de mim!!! Você prometeu que ia ficar tudo bem!!!

Você conseguiria conviver com isso?

Diabetes tipo 1, é uma doença que independe de nossa vontade, é inevitavel. Mas controla-la é possivel, se o medico traça uma meta glicemica, ela deve ser obedecida, se o que medico diz, não condiz com as diretrizes da SBD, busque outras opiniões, outros medicos, o importante é se dispor a cuidar do futuro com comprometimento. Noites sem dormir, semanas tirando coxilos para cuidar da glicemia da melhor maneira possivel... Isso tudo faz parte.

Agora, se você depende 100% do SUS e não esta tendo o apoio que precisa para controlar o diabetes, porque está tão acomodado? Porque não esta fazendo barulho?

Achei interessante, Ministerio da Saúde em seu site, voltado para diabetes, colocar o Dado Villa Lobos num video, como referencia de controle, otimo exemplo, maravilhoso, mas o cara não depende do SUS, o cara pode e banca o melhor tratamento possivel pra ele, o cara está bem financeiramente,  queria muito que eles colocassem alguém diabetico ha mais de 30 anos, que neste tempo dependeu 100% do SUS sem sequelas.

Ou mostramos a cara, ou nos acomodamos todos e esperamos o futuro chegar, da maneira que vier.

Eu não, nunca me acomodarei.

Eu não vejo e nem sinto o que a hiperglicemia faz no corpo do meu filho, ele também não sente, agora! Mas se deixamos, ele com certeza vai sentir mais tarde.

Daqui ha alguns anos eu quero ouvir:

-Mãe, obrigado por ter cuidado tão bem de mim!!!

E se não agradecer também está bom, Mãe é pra isso não é mesmo? Somos guardiãs de nossos filhos, nada mais que isso.
Eu prometi, e não medirei esforços em cumprir minha promessa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário