sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DENGUE PODE PIORAR O CONTROLE GLICEMICO.


 Chega o verão e a preocupação com ele, a DENGUE, este ano em especial, com períodos constantes de chuva, criando o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito.
"No caso dos portadores de diabetes, a preocupação se estende ao controle da glicemia. Será que a DENGUE interfere no tratamento? Segundo o infectologista Celso Granato, do Laboratório de Virologia Clinica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é preciso ficar de olho na taxa de açúcar no sangue porque, em caso de contaminação ela tende a subir. "Por se tratar de um processo infeccioso, o paciente tipo 1 pode necessitar de uma dosagem maior de insulina, por isso é importante que ele faça a monitorização da glicemia com mais frequência. Já os diabéticos tipo 2 podem vir a necessitar desse hormônio nesse período", alerta o infectologista.
Ao sinal de qualquer um dos sintomas, o paciente deve procurar um pronto socorro antes de tomar qualquer medicação e avisa que tem DIABETES. O quadro clinico se agrava rapidamente e pode levar a morte", avisa o infectologista."  FONTE: Revista Sabor & Vida Diabéticos.
 Com dengue não se brinca, mesmo antes de conhecer diabetes, eu sempre soube, que o problema da DENGUE sempre foram as doenças cronicas, que tende a ser de mais difícil controle nos portadores de doenças cronicas, é importante ficar alerta aos sintomas, e não ficar em casa tratando como se fosse uma coisinha passageira, não da pra ignorar os sintomas:
PREVENÇÃO:
Converse com os seus vizinhos sobre os cuidados para se evitar o mosquito da dengue, tente quebrar o ciclo do mosquito, faça mutirão na rua caso tenha terrenos vazios e com lixo.


Não espere a chuva passar para procurar agua parada, o mosquito não espera o sol para se reproduzir.
Destruir os criadouros de mosquito ainda é a única forma de prevenção:
"O Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) costuma atacar nas primeiras horas da manhã (antes das 9h30) e no final da tarde (após as 16h30), porque ele não se adapta bem ao calor exagerado, "Mas isso não quer dizer que nos horários as pessoas estejam protegidas, pois ele pode atacar na sombra. Por isso usar repelente é uma maneira eficaz de afastar o mosquito" Ressalta o infectologista. O mosquito também voa baixo, ou seja, no campo de movimentação das pessoas, inclusive de crianças."  FONTE: Revista Sabor & Vida Diabéticos. 
A VACINA:
"O Instituto Butantan, em São Paulo, deve iniciar em novembro a segunda fase clínica de um estudo que busca comprovar a eficácia e a segurança em humanos de uma vacina contra a dengue. A partir desta quarta-feira (2), um grupo de 50 voluntários adultos começará a ser recrutado na capital paulista. No início de 2014, outras 250 pessoas devem ser convocadas.

Essa é a primeira vacina contra a dengue de produção 100% nacional a ser testada em humanos no país. A dose é tetravalente, ou seja, imuniza contra os quatro sorotipos do vírus, e foi desenvolvida há mais de uma década pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), chegando ao Brasil por meio de transferência tecnológica – as conversas para isso começaram em 2006. Nos EUA, em uma primeira fase de estudo, a vacina foi testada em 750 indivíduos adultos. Antes disso, cada um dos quatro tipos do vírus foi aplicado separadamente em animais.

As reações adversas encontradas nos americanos foram apenas dor local e erupção cutânea (conhecida como exantema ou rash), o que para os pesquisadores é um bom sinal, pois mostra que o vírus realmente causou uma resposta imunológica no organismo.

Se os próximos resultados forem positivos, a previsão é que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possa fazer parte do Programa Nacinal de Imunizações em 2018. Além do Butantan, há outra iniciativa nacional para produção de vacina contra a dengue, encabeçada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). Mas essa pesquisa ainda não iniciou testes em seres humanos."
FONTE: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/butantan-recruta-50-voluntarios-para-testar-vacina-nacional-da-dengue.html

Mas enquanto a vacina não chega, mãos a obra, não vamos dar chance ao mosquito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário