segunda-feira, 17 de março de 2014

E eu não fui na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família.

"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver."
(Mahatma Gandhi)


A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a atenção básica!
Essa mostra aconteceu em Brasília dos dias 12 ao 15 do mês de março, e qual não foi a minha decepção ao saber que não participaria? Fiquei muito sentida, mas precisamos sacudir a poeira e reagir, eu queria saber  tudo que estava acontecendo por lá, queria participar, mas pra mim não dava.
Dentro da Mostra havia uma tenda chamada CiberespaSUS, a finalidade principal dessa tenda era a promoção de encontros e debates a partir do território virtual do SUS e a interface entre saúde e a internet. 
Foto: Comunidades de Práticas
(www.facebook.com/comunidadedepraticas)
 O que o SUS debateu? Projetos que deram certo, políticas públicas com resultados positivos, e reflexões sobre o que não deu certo, porque o que chega ao usuário final é o que conta. Não dá para mensurar a importância e os resultados de um evento como esse, gestores, profissionais de saúde, ativistas e usuários trocando experiências, mostrando seus trabalhos, e ao sair desta mostra, todos com uma visão mais ampla do que o SUS faz de norte a sul do país. E eu estava de fora disso...
Pra você que vê o SUS superficialmente, ou conhece apenas pelas reclamações nas redes sociais, pode não entender os meus sentimentos por ter ficado de fora, mas posso te dizer, que vale muito a pena conhecer o SUS que dá certo, o SUS que faz, o SUS que se preocupa com seus usuários.
É possível perceber que não é comum o dialogo com os gestores do SUS, os usuários não tem a pratica de ir ao Gestor, e por conta disso, os gestores não mantém ou não aperfeiçoam um canal para dialogo aberto, e é exatamente isso que está mudando e pode-se dizer que as Redes Sociais são um dos grandes responsáveis por isso.
Foto: Davi Carvalho (Facebook)
 Hoje é possível acessar diversos canais de comunicação com o SUS, o principal deles é o 136(OUVIDORIA DO SUS), e nas redes sociais diversas fanpages relacionadas.
Você tem a sensação de que não é ouvido? Que sua opinião é pouco importante? Não, a sua opinião é a mais importante na construção do SUS, se os projetos não chegam até a você,  se as políticas públicas de saúde não te beneficiam, há algo errado no meio do caminho e precisa ser identificado, mas se você se abstém do direito de comunicação com os gestores de saúde, nada se modifica.
Adorei essa frase de um painel na #IVmostra: "O SUS fica mais forte quando a gente pensa junto", e é isso gente, não podemos pensar no SUS como algo perfeito que tem que nos beneficiar de alguma maneira, precisamos pensar como algo que é construido diariamente com as percepções do usuário, com a participação ativa dos cidadãos.
Se eu não disser que não estou estou satisfeito, ninguém vai saber, compartilhar imagens, críticas, de repente pode até ter o poder de transformar algo, mas ali eu não estou comunicando aos gestores de que forma eu gostaria que fosse, eu não estou participando das modificações necessárias.
No primeiro dia de evento, a minha ansiedade era tanta que precisei me distrair, eu me distraio criando, e durante o dia nasceu uma ferramenta nova, o blog agora tem seu próprio aplicativo para celular, para quem acompanha o blog é so baixar no smartphone e ter acesso as nossas atualizações tanto do blog, quanto da Fanpage e canal no Youtube, o aplicativo conta também com um tabela de contagem de carboidratos em ordem alfabética, bem acessível a crianças, ao longo do tempo pretendemos melhorá-lo, mas esta é a versão disponível hoje:



Mas quem disse que eu fiquei totalmente de fora? A Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net) permitiu participação externa e pública aos seus seguidores com transmissões ao vivo dos debates, e eu pude assistir interagindo com pessoas que estavam presencialmente no evento, isso não é fantástico?
Deixo aqui o link dos debates, acho muito proveitoso a todos que querem conhecer melhor como está sendo a construção do SUS que queremos na area de comunicação virtual, em especial aos blogueiros e ativistas nas redes sociais.
O que em momento algum podemos esquecer é que a HUMANIZAÇÃO DO SUS DEPENDE DE NOSSA PARTICIPAÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário