terça-feira, 22 de setembro de 2015

Você tem vergonha de ter diabetes?

Infelizmente, muitas pessoas com diabetes tem vergonha de ter diabetes, outras medo de sofrerem preconceito. Eu resolvi escrever porque acho que falar de como eu e meu filho nos sentimos e nos portamos pode ajudar outras pessoas, devemos sempre tentar as pessoas a vencer desafios e não simplesmente reforçar sus medos, embora seja necessário protege-las.

Meu filho tem 13 anos e por algumas vezes ele ja sai sozinho, ele sabe como ninguém reconhecer uma hipoglicemia, quando ela vem com sintomas leves, mas ja aconteceu dele simplesmente se desconectar da realidade e se recusar a corrigir uma hipoglicemia e ter sido corrigida a força, sim, segurar e colocar açúcar na boca na marra.
Todos os lugares em que ele vai, eu comunico sobre o diabetes e os riscos de hipoglicemia, quando é festinha de aniversário daquelas que os pais não ficam, eu também reforço de que ele pode comer doce a hora que pedir. Sim, algumas pessoas acreditam que se o portador de diabetes passar mal o doce vai piorar a sua situação, ja soube de pessoas que pediram um refrigerante e tiveram uma negativa porque todos a volta estavam preocupados com o seu bem estar e muito mal informados, a sorte dessa pessoa foi que a familia chegou logo. Ja soube tambem caso de pessoas que desmaiaram e ninguém a volta sabia que era portadora de diabetes o que dificultou o atendimento e de fato, colocou a vida em risco.
Ninguém gosta de ser rotulado, nem ouvir piadinhas por ter diabetes, isso é fato, mas sabe, hoje penso que isso tem muito a ver sobre como a pessoa com diabetes se ve, quando você leva numa boa, aceita o tratamento, conversa com as pessoas a sua volta, passa informações sobre a realidade de hoje e quebra os mitos, as coisas fluem melhor, porque se as pessoas a sua volta tem informações erradas sobre diabetes e você pelo menos não tenta esclarecer de que elas estão erradas e se esconde para aplicar insulina, fazer o destro, sim, as pessoas vão continuar vendo no fato de ter diabetes uma mostruosidade. Para quem trabalha principalmente, quando você não leva numa boa, as coisas ficam dificieis, principalmente se as pessoas descobrem por terceiros.
Lógico que varias pessoas ja foram demitidas ou não contratadas pelo simples fato de ter diabetes, isso é um reflexo da falta de informações claras sobre diabetes e seus diferentes tipos e prognosticos quando a pessoa se compromete com o tratamento. Hoje mesmo ao fazer uma pesquisa para escrever sobre a vergonha de ter diabetes encontrei um texto que reforça a tese de que diabetes é uma sentença de morte:
"A convivência com uma doença crônico-degenerativa como o diabete melito nem sempre é algo simples. Pelo contrário, tanto o portador da doença quanto seus familiares lidam constantemente com sentimentos de angústia, temor e incerteza. Esse desconforto psicossocial, no entanto, pode acabar tendo impacto negativo sobre a capacidade de o paciente iniciar e manter as recomendações básicas de tratamento, resultando em uma piora do seu nível glicêmico." 

São informações que estão disponíveis na internet, e que qualquer um pode acessar e a partir dos termos usados concluir que o fim da pessoa com diabetes é questão de tempo e que não vale a pena manter no quadro de funcionários. Mas se prestarmos a atenção nos dados, é algo que foi escrito em 2004, na época eu não estava envolvida com diabetes, não sei como era o tratamento as pessoas, ms pelo que acessei e vivi em 2009 creio que na época era bem pior.
Quando falamos, informamos as pessoas sobre diabetes, estamos colaborando para a disseminação do conhecimento, o preconceito geralmente acontece onde não existe conhecimento.
Então, se você não quer falar as pessoas que tem diabetes avalie se é por você ou por medo da reação das pessoas, converse com um profissional de psicologia, porque se for vergonha de ter esta particularidade diante das outras pessoas, você pode precisar de ajuda para mudar a maneira de como você se vê e valorizar a pessoa que é apesar do diabetes. Você não pode ser resumida a um diagnostico, você precisa ser reconhecida por todas as qualidades que tem. Você pode perguntar, se tenho tantas qualidades porque preciso dizer as pessoas que tenho diabetes?
Imagine você tendo uma hipoglicemia grave num local onde as pessoas nem ao menos sabem como podem te ajudar? Imagine que por acaso você não consiga resolver uma hipoglicemia sozinho e perca a consciência antes de pedir ajuda? Ja pensou que ate o socorro medico identificar que você tem diabetes as coisas podem ficar ruins.

Andar com a carteirinha de identificação tambem é indispensável ao portador de diabetes, há diversos modelos para download.

Um comentário:

  1. Olá... tenho tido esse problema com meu filho... a vergonha! Ele tem 9 meses de diagnostico e desde então conseguimos boas glicemias (na maioria das vezes); no início até o levamos na psicologa da ADJ mas ela disse que ele ñ tinha problema nenhum relacionado à aceitação da doença, no entanto de um tempo pra cá, ele tem muita vergonha de fazer destro e tomar insulina na frente dos outros, até da família que já tinha se adaptado à situação dele... tentamos conversar de varias formas, conscientizá-lo mas é cada vez mais em vão; nosso receio é que, se ele está tendo essa dificuldade agora com 9 anos, imagine ao chegar na adolescencia?!?! acredito que logo teremos que agendar psicólogo novamente pra ele

    ResponderExcluir